domingo, 5 de junho de 2011

Rabdomiólise Equina

Excelente artigo produzido pelos médicos da MV Horse:



     Os equinos atletas são animais submetidos a uma vigorosa rotina de treinamento, e com isso, tornam-se animais susceptíveis a constantes lesões, envolvendo principalmente o sistema locomotor. Dentre estas, destaca-se a Rabdomiólise pós-esforço ou síndrome “Tying-up”, que é uma miopatia de extrema importância no universo do cavalo atleta. Tal patologia, acomete equinos após intensa atividade física, como em corridas e provas de CCE, assim como os animais de temperamento nervoso, submetidos a transporte durante um longo período ou condições de stress.

     A causa da síndrome “Tying-Up” ainda encontra-se em discussão, mas acredita-se que esteja relacionada a uma dieta rica em carboidratos (grãos) durante um período de descanso, levando ao acúmulo de glicogênio no interior do músculo, e quando o equino retorna ao seu  treinamento, o mesmo sujeita certos grupos musculares ao metabolismo anaeróbio, acumulando ácido lático, e consequentemente há redução da oferta de oxigênio às células musculares. Diante deste fato, vale ressaltar que o manejo correto dos cavalos em preparação física é fator fundamental para evitar o desenvolvimento de tal patologia, como a redução da  oferta de grãos durante o período de repouso do animal.
     
     A manifestação clínica da Rabdomiólise por esforço ocorre logo após ou durante o exercício, e caracteriza-se por rigidez muscular (principalmente nos membros posteriores), incapacidade ou relutância em se locomover, como se o animal estivesse “travado”, espamos musculares, taquicardia, taquipnéia, sudorese e ansiedade. Deve-se dar atenção à sintomatologia clínica, pois pode ser diagnosticada como Síndrome Cólica de maneira equivocada, devido às semelhanças dos sinais clínicos. Além dos sinais clínicos descritos anteriormente, cita-se a mioglobinúria, ou seja, a coloração da urina que varia de vermelha-escura a preta, ocasionada pelo dano às células musculares que provoca o escape de mioglobina , onde esta excede o limite de filtração renal, sendo eliminada na urina.

     O diagnóstico é baseado de acordo com a sintomatologia clínica, juntamente com a avaliação laboratorial na amostra do sangue do paciente. Nesta avaliação sanguínea, quando a Rabdomiólise se faz presente, encontra-se aumento dos níveis das enzimas AST e CK.
     O tratamento dos equinos que apresentam ”Tying-Up” visa reduzir a dor, limitar os danos musculares e restaurar o equilíbrio hídrico e eletrolítico.  O repouso do animal é fundamental para evitar o agravamento do quadro clínico. Outra medida importante é a fluidoterapia endovenosa intensa, que promove a diurese auxiliando na excreção dos subprodutos tóxicos do metabolismo anaeróbio. O uso de relaxantes musculares deve ser adotado no tratamento,assim como a utilização de drogas antinflamatórias e analgésicas é de grande valia no alívio dos sintomas clínicos de dor, e consequentemente inquietação. Associados à terapêutica da rabdomiólise, existem certas recomendações que auxiliam na recuperação do equino, como: manutenção  do cavalo em abrigos protegido do frio; massagens com toalhas quentes nos locais acometidos; trocas frequentes de decúbitos do animal.  Em relação à prevenção desta afecção, a suplementação com Selênio e vitamina E tem se mostrado eficaz, sendo usada previamente ao período de provas hípicas.


     Sendo assim, a adoção de um regime de exercícios e alimentação bem equilibrado e controlado proporciona o preparo adequado dos animais, evitando perdas em seus desempenhos atléticos , e consequentemente maiores chances de sucesso nas competições.

Autores:  Dr. Marco Vinício Ceppas de Carvalho e Drª Carolina Cardoso Mendes
       (Médicos Veterinários da Clínica MV HORSE VETERINÁRIOS, especializada em Equinos)



Abraços a todos;

Alex Titan

Um comentário:

  1. Parabéns Titan e a equipe MV Horse pelo excelente post. Nós, cavaleiros de CCE, precisamos estar atentos às condições físicas de nossos animais, pois certamente, nossa modalidade exige muito do condicionamento físico de nossas montadas. Por isso, a importância de sabermos identificar a possibilidade de um problema e rapidamente buscarmos assistência veterinária, sem perda de tempo! Mais um vez, reintero a importância dessa parceriaentre o Blog CCE Brasil e a MV Horse, para a divulgação do conhecimento sobre o cavalo, voltado para o Concurso Completo!

    ResponderExcluir