domingo, 4 de setembro de 2011

CCI 2* na Venezuela



Por Antonio Mariotti

Nos dias 15 a 17 de julho foi realizado o CCI 2* El Tamao, na república amiga da Venezuela, concurso este que valeu qualificação para os jogos Pan-americanos de Guadalajara (MEX).

A novidade deste concurso foi a luta que a organização do concurso empreendeu contra fatores climáticos adversos. Faltando quatro dias para a prova de cross, condições climáticas severas ocasionaram a cheia do rio que corta o haras El Tamao, ocasionando o alagamento e a submersão de quase todo o percurso montado.

Detalhe do Piso após a inundação - Foto: Arquivo do Autor.

Novamente a presença de brasileiros na organização do concurso foi determinante para o sucesso do evento. Graças ao trabalho árduo da equipe de builders de El Tamao, orientada pelo Course Designer André Paro (BRA) e o Auxiliar do Course Designer Maj Antonio Mariotti (BRA) a prova de “campo traviesa” pode ocorrer na data e na hora previstos. Em quatro dias se refizeram os obstáculos, recuperou-se o piso e foi construída uma piscina nova.

Início dos trabalhos de construção de uma nova piscina. Foto: Arquivo do Autor.

Construção da Nova Piscina. Foto: Arquivo do Autor.

Construção da nova piscina no cross. Foto: Arquivo do Autor.

Nova piscina pronta para utilização. Foto: Arquivo do Autor.

Também foi de grande ajuda a experiência do Sr Roger Haller (EUA), Delegado Técnico do concurso, que com sua orientação segura logrou que fosse possível tal façanha.

Briefing com os Cavaleiros. Foto: Arquivo do Autor.

Por ocasião deste evento a Venezuela já pode contar com Oficiais de concurso FEI genuinamente venezuelanos. Jesus Rivas (VEN) foi o Veterinário Oficial e Teresa Zecca (VEN) a Chefe dos Comissários.

Conjunto durante a 2ª Inspeção dos Cavalos. Foto: Arquivo do Autor.

O Júri de Campo foi presidido pela Sra Mercedes Campdera (MEX) e contou com Francisco Mendoza (VEN) como membro.

Cross - Country. Foto: Arquivo do Autor.

O CCI 2* El Tamao foi vencido pelo conjunto Francisco Martinez / Ser Único (VEN), que assegurou sua participação nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara. O segundo e terceiro postos da prova foram ocupados respectivamente pelos conjuntos Carlos Silva / T Star (VEN) e Novis Borges / SF Ritual (VEN), que passaram muito perto da qualificação para os jogos, não atingindo os MER exigidos pela FEI por questão de lapsos de tempo na prova de cross country, apesar de seus percursos sem faltas.

Cross - Country. Foto: Arquivo do Autor.

O próximo desafio para a equipe nacional de CCE da Venezuela será o CCI 2* San Francisco, a ser realizado no Haras San Francisco, Estado de Carabobo, onde os pupilos do Maj Mariotti buscarão mais do que a participação inédita de um venezuelano no CCE dos Jogos Pan-americanos, o objetivo é a participação de uma equipe venezuelana nos nossos jogos continentais. O alto nível da prova está assegurado, pois já está confirmada a presença do Sr John Williams (EUA) como course designer do evento. Além de técnico da equipe, cabe ao representante do Exército Brasileiro novamente o cargo de auxiliar do desenhador de percursos. Adelante y buena suerte Venezuela!

Detalhe da Premiação, oficiais e vencedores. Foto: Arquivo do Autor.




Abraços a todos;

Alex Titan.




Um comentário:

  1. Excelente trabalho realizado por um militar brasileiro em missão como instrutor de Equitação na Venezuela. E depois ainda perguntam porque existe essa missão!? Temos que divulgar esse trabalho! Parabéns a todos os envolvidos!

    ResponderExcluir