Amigos;
O post desta semana é bem curto, o tempo anda meio corrido por aqui!
Então para não perdermos mais tempo, seguem dois vídeos recomendados pelo Tenente Coronel Ataíde, Course Designer Internacional e Comandante nomeado para Escola de Equitação do Exército para os anos de 2012/13
O primeiro vídeo é sobre o percurso no Concurso em Gatcombe Park (Festival of British Eventing in Gatcombe Park), desenhado por ninguém menos que Mark Phillips e comentado por Daisy Berkeley, campeã desta prova em 2010, a repórter que a acompanha é do site Horse & Hound.
Gostaria de ter editado o vídeo, colocando as legendas, mas infelizmente não tive muito tempo, porém mesmo o leitor que não possui um inglês apurado pode fisgar algumas dicas para transposição de determinados obstáculos.
Vale muito a pena conferir!
Daisy Berkeley e Horse & Hound - Gatcombe Park 2011
O segundo vídeo é o percurso de Hawley Bennett com Gin & Juice, no Cross Country de Burghley deste ano.
O conjunto terminou a prova na 50º colocação, teve um desvio no Cross e 4 pontos na prova de salto.
A filmagem se torna mais interessante por nos possibilitar observar como um atleta de alto rendimento esportivo realiza seu percurso.
Destaco como pontos altos do filme:
- O equilíbrio do Cavaleiro:
Notem que a câmera pouco oscila durante todo percurso, ou seja, através da sua posição, em suspensão flexível, os quadris e pernas absorvem o impacto, diferenças do terreno e movimento do dorso do animal, mantendo o tronco numa posição estável.
Com seu tronco estabilizado, sua cabeça oscila menos, isto possibilita ao cavaleiro uma melhor visualização do terreno à sua frente, podendo ver com mais clareza e tomar decisões importantes em momentos críticos além de uma maior "tranquilidade" ao guiar sua montada para o ponto exato onde deseja passar.
- O desvio no Bico:
Neste ponto o CCE Brasil lança um debate aqui no Blog!
Qual foi o erro do cavaleiro?!
Quais lições podemos tirar desse desvio?!
Opine!
- O traçado que o conjunto fez no seu percurso:
Na filmagem podemos observar exatamente por onde o cavaleiro decidiu ou passou com seu animal.
- A abordagem dos obstáculos:
Como último aspecto positivo, mas não menos importante, destaco a oportunidade de assistir, conforme a ótica do cavaleiro, a abordagem dos obstáculos.
Hawley Bennett com Gin & Juice - Burghley 2011
E você leitor?!
Observa algum fator positivo no percurso!?
Algum negativo?!
Comente!
Deixe sua opinião!
Abraços a todos;
Alex Titan
Fonte: site Horse & Hound
Nenhum comentário:
Postar um comentário