sábado, 3 de setembro de 2011

V Jogos Mundiais Militares - Momentos




     Pois é pessoal, e assim, dia 24 de Julho, terminaram os V Jogos Mundiais Militares - Rio 2011. 

     Ao passar cerca de 30 dias "mergulhado", respirando 24 horas por dia equitação, terminamos cansados, mas com uma satisfação muito grande.
     Acredito que o maior "legado" desses Jogos não são as instalações desportivas... "Concreto" não possui memória... Muito embora todas as Instalações sejam um ganho muito grande. Não só para as Forças Armadas, mas também, para a população do Rio de Janeiro ou Brasil.
     Instalações novas ou reformadas, modernas, propiciando áreas de treinamento, que visam, desde já, os Jogos Olímpicos de 2016. Cabe agora à todos envolvidos, atletas e técnicos, e às Confederações Nacionais dos respectivos esportes investirem na modalidade e cobrarem do Governo a manutenção e as condições de treinamento necessárias visando as Olimpíadas.

     Acredito que o maior legado destes Jogos é o conhecimento acumulado. O conhecimento de que o Brasil possui um valor pessoal e um potencial muito grande! Não só pelo seu plantel de atletas, como também pela sua capacidade organizacional, basta termos foco e principalmente, planejamento.

     Sim sim, no início houve problemas, mas o ineditismo causa isso! É muito fácil, depois que a trilha é aberta, criticarmos o caminho feito... Mas não podemos esquecer dos pioneiros, daqueles que, como bem disse Jean Cocteau, "Não sabendo que era impossível foi lá e fez".

     O Mundial transcorreu, depois do susto inicial, com tranquilidade e perfeição. As Delegações de todos os países elogiaram as condições das instalações, a organização das provas e, principalmente a principal característica do povo brasileiro... A nossa simpatia e capacidade de improvisação.

     Conversando com atletas e Chefes de Delegação, principalmente do Hipismo, TODOS se mostraram felizes, vencidos e derrotados, que saíram de seus países, muitos deles com muitas dificuldades... Cito o exemplo dos países africanos que necessitaram de apoio da Força Aérea Brasileira, num "transporte solidário" para o traslado das delegações.

     Tudo isso por um único objetivo... "A friendship Through Sport" (A amizade através do esporte) unindo militares do mundo inteiro com o objetivo de promover a Paz entre as Nações.

     Sim, demostramos nossa força, dentro e fora das quadras, pistas, piscinas etc...
     Mas mostramos também nosso valor!

     Ao contrário do que muitos pensam, a prática de se convocar "atletas profissionais" não é inédita e nem única! Muito menos "contra as regras"... São atletas nacionais, defendendo de seu País, na disputa para  colocar sua bandeira no lugar mais alto do mastro e receber SÓ e somente SÓ... Uma medalha e um diploma.

     A Delegação Chinesa trouxe em alguns esportes sua equipe nacional principal... Sim... Na China, os atletas de alto rendimento esportivo são militares de carreira.

     A Delegação Chilena de Hipismo trouxe seus atletas Pan-americanos e Olímpicos...
     E em outros países o contrato temporário também é utilizado! Ou como justificar a presença da Suíça que não possui Exército Regular nos Jogos! Contrato temporário...

     Todos defendendo as cores de seus países pelos seus países... Por sua Nação...

     O Mundial Militar terminou, deixando saudade das amizades formadas e das emocionantes disputas esportivas. Porém, a maior virtude deixada pelos V Jogos Mundiais Militares é o prenúncio de que não só a Copa do Mundo está chegando, as Olimpíadas de 2016 chegam à galope!

     Por isso numa pequena homenagem o CCE Brasil destaca em algumas fotos os "bastidores" e  momentos do Hipismo e dos V Jogos Mundiais Militares - Rio 2011.




Esta foto merece um destaque especial pelo o que ela representa. Estas foram as palavras da atleta Coreana do Norte Kim Kum Ok, vencedora da Maratona dos V JMM. Ao cruzar a linha de chegada, a atleta desmaiou, exausta. Ao recuperar a consciência, já no ambulatório médico, foi perguntado o porquê de tanto esforço, como ainda não conseguia falar, ela escreveu: "Corri pelo cumprimento do dever e por nada mais que pelo meu País" E você?! Superaria os limites do seu corpo pelo seu país?! Vale a reflexão - Foto: Capitão Guilherme Felito.


5 gerações de Dragões da Independência! Um mestre e 4 discípulos! Capitão Bila (Esq), Capitão Fabrício, Coronel Péricles Cavalcanti, Tenente Coronel Sgnaolin e Capitão Titan, todos, no seu devido tempo, alunos do maior ícone de todos os tempos do Concurso Completo Brasileiro. Foto: Arquivo do autor.

Coronel Mosqueira (Esq) e Coronel Fayal (Dir) "Mentores" do Hipismo nos V JMM, Sr Carlos (sentado) tradutor/intérprete do Hipismo - Foto: Alex Titan.

Capitão Miguel (Esq) - Auxiliar do Gerente de Adestramento; Capitão Paulo Teixeira - Gerente Auxiliar do Adestramento, Capitão Lacerda - Gerente Auxiliar do Salto, Capitão Ribeiro da Cunha - Secretário Geral e Major Porto (Dir) - General Steward - Foto: Alex Titan.

Major Barroso Ramos - Gerente de Logística do Hipismo e Tenente Luciana Almeida Delegada Veterinária do Hipismo - Foto: Alex Titan

Major Branchi (Esq) Sub Comandante do 2º Regimento de Cavalaria de Guardas e Tenente Pimenta, dentista, num momento de descontração na confraternização entre atletas e comissão organizadora. Foto: Alex Titan

Tradutores/Intérpretes concentrando as Delegações para a Cerimônia de Abertura

Delegações na concentração para Cerimônia de Abertura - Foto: Alex Titan

Coronel Jonh A Forquer (Esq), NCIS Washington (Sim! Eles existem! Rs) Presidente do Júri de Apelação e Alex Titan - Foto: Capitão Ribeiro da Cunha.

Coronel Péricles Cavalcanti, Paraninfo do Hipismo nos V Jogos Mundiais Militares, na Vila Olímpica - Foto: Alex Titan

Duas lendas do Hipismo Nacional e Internacional Nelson Pessoa (Esq) e Coronel Péricles Cavalcanti, a direita o Coronel Bernardes - Foto: Alex Titan

 Alex Titan (Esq) e Jadel Gregório - Foto: Elisa Santos

Equipe de Salto Brasileira - Ouro entrando em pista para receber a premiação, Capitão Barros (Esq) Major Ruy Couto e Capitão Goggia da Brigada Militar do Rio Grande do Sul - Foto: Alex Titan

O Coronel americano Jonh A Forquer (Dir), o Ministro da Defesa do Chile Andrés Allamand, Tenente Coronel Serafini (ITA), presidente do Comitê de Hipismo do CISM,  e Coronel Fayal, Comandante do 2º RCG, momentos antes da premiação por equipes do Salto - Foto: Alex Titan.

Premiação do Salto, o Brasil no lugar mais alto do Podium - Foto: Alex Titan

Capitão Goggia, da Equipe Brasileira Militar de Salto, na prova Individual - Bronze - Foto: Lucas Ferreira.



Abraços a todos;

Alex Titan






Um comentário:

  1. PARABENS pelo Blog... MUITO bom esse POST... exatamente isso que ocorreu... atletas frustrados a priori porém com a sagacidade brasileira sairam do País elogiando e MUITO!!!! Parabens aos organizadores e aos funcionários que fizeram doa 5JMM um sucesso!!!

    ResponderExcluir