quinta-feira, 21 de julho de 2011

Prova de Salto do Mundial - Um evento que promete emoção

    Um evento muito esperado por todos nestes Jogos é a prova de Salto de Obstáculos.

     A comissão organizadora, em especial o Coronel Mosqueira, vem pensando há muito tempo numa estrutura de disputa que torne o campeonato mais emocionante e principalmente em condições igualitárias para todas as Delegações.

     Desta forma a disputa se tornaria mais Justa e principalmente transparente.

   Ontem (quarta, 20/07) ocorreu a tão esperada Reunião Técnica do Salto, para explicar o sistema de disputa.

   Como no Mundial Militar de Equitação, poucas Delegações trazem suas montadas, e no intuito de estimular a modalidade para os Jogos Mundiais do CISM, ficou definido pela comissão organizadora brasileira, que o Brasil, forneceria todas as montadas aos ginetes.

     O concurso foi idealizado para ser realizado com 4 percursos diferentes a 1,20 metros.

     Como existiria o risco do cavaleiro, num único sorteio, com um único cavalo, não se adaptar tão rapidamente ao seu animal, a comissão organizadora resolveu sortear um cavalo para cada percurso, ou seja, cada cavaleiro, em cada percurso montará um cavalo diferente.

    Nenhuma delegação poderia trazer animais... Nem mesmo o Brasil!!!!

     Desta forma, não existirão conjuntos formados!!!

     O cavaleiro somente poderá montar, num treino controlado (com 20 minutos, com 6 saltos) o primeiro cavalo sorteado.

    Esta medida, estimula o poder de observação do ginete aos seus cavalos distribuídos.

    Como serão dois percursos diários, no primeiro dia de prova a ordem de entrada será através sorteio das equipes, cabendo ao técnico, decidir a ordem de entrada de seus ginetes.

    O segundo percurso do primeiro dia respeitará a ordem de entrada dos CAVALOS, para que todos tenham o mesmo tempo de repouso.

     O terceiro percurso (Primeiro percurso do segundo dia) será realizado na ordem inversa da classificação das equipes e dentro das equipes na ordem inversa de classificação dos cavaleiros.

    O quarto percurso (Segundo percurso do segundo dia) respeitará o mesmo critério do primeiro dia para que todos os animais tenham o mesmo período de recuperação.

    Terminado o quarto percurso, encerra a disputa por equipes, onde cada cavaleiro terá descartado seu pior resultado e o somatório da pontuação diária (1 ponto para o primeiro, 2 para o segundo, 3 para o terceiro...) será a pontuação da Equipe, ou seja, a Delegação que obtiver o menor somatório será a Campeã Mundial.
   
    O cavaleiro que for eliminado receberá "n" pontos, onde o "n" representa o Número de concorrentes inscritos.

    Os 4 cavaleiros melhores classificados realizarão, no terceiro dia, 4 percursos, com 4 cavalos inéditos, em sistema de rodízio, há uma altura de 1,30 m, com distensão controlada, dentro da pista principal.

     As 13 Delegações e o Júri de Campo da modalidade aprovaram, gostaram e apostam no sucesso do sistema, que transforma a modalidade no âmbito do CISM, incentivando o salto como modalidade à estar presente em outras versões dos Jogos. O fator mais comentado por todos diz respeito ao sistema que coloca todos os atletas em condições de igualdade.

    No Salto 13 países se fazem representar, Argentina, Áustria, Barein, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, França, Itália, Kwait, Luxemburgo, Qatar e Uruguai.

    Abaixo seguem algumas fotos da Reunião preparatória e sorteio 


Coronel Jonh A Forquer (USA), Presidente do Júri de apelação (à esq) e Cap Ribeiro da Cunha Secretário Geral do Hipismo dos VJMM

Coronel Mosqueira dá as boas vindas às Delegações participantes do Salto

Da Esq para Dir: Alegria Simões, Assessor Técnico da CBH e Delegado Técnico da modalidade Salto; Enilton Karsten membro do Júri de Campo, Luís Fernando Monzon, apresentador, e Elaine Zander, presidente do Júri de Campo nos VJMM

 O sorteio dos cavalos... 4 percursos, 4 cavalos diferentes


Abraços a todos;

Alex Titan


     

2 comentários:

  1. Titan! Parabéns pelo Blog!
    Uma pena que não cumpriram a regra da FEI para a prova de equipe, mesmo estando isto previsto no Regulamento do CISM, versão 2011.
    Vale ressaltar também que quem idealizou este formato de competição não foi o Cel Mosqueira, pelo contrário, ele nunca foi favorável, só aceitou porque o TC Serafini (PCSC do CISM)impôs esta fórmula de disputa que foi idealizada e sugerida a este pelo Ruy Couto, após uma competição na França, em 2007. O Cel Mosqueira ainda modificou-a pra pior, pois no formato sugerido por nós os cavalos teriam que ser divididos em 4 grupos de acordo com suas qualidades, com cada cavaleiro sendo sorteado com um cavalo de cada grupo, fato que minimizaria bastante o risco de sorte ou azar, além disso, ele (Mosqueira) inventou uma contagem pra prova de equipes que não existe em regulamento algum e ainda fez um sorteio dos cavalos sem ser de forma aleatória, permitindo, por exemplo, que o Brasil (por azar) pegasse 11 cavalos que foram utilizados em percursos anteriores sempre pelos cavaleiros do Kwait, que por ser uma equipe notadamente fraca acuou 5 deles, situação que muito dificultou a equipe do Brasil. O Chile e a França (Prata e Bronze) tiveram a sorte de montarem cavalos oriundos, respectivamente, do Uruguai e Catar e estas por serem equipes bem qualificadas facilitaram bastante os percursos subsequentes tanto do Chile como da França. Enfim, apesar de tudo vencemos, pois Deus sempre ajuda a quem trabalha com seriedade.
    Um grande abraço.
    Cel Franco - Técnico da Seleção Militar de Salto

    ResponderExcluir
  2. No intuito de confirmar o que disse no comentário anterior segue abaixo um extrato do Regulamento do CISM versão 2011.

    CISM - SPORTS REGULATIONS
    EQUESTRIAN
    01/01/2011

    INTRODUCTION
    These regulations contain the basic rules for the organization of the World Equestrian Sports
    Championship of the International Military Sports Council (CISM).
    The organization of the World Equestrian Sports Championship is complex. The Organizing Committee
    of the host country must posses an adequate and solid technical background and must have the
    capability to foresee and solve all possible problems a championship of this magnitude could bring along.
    The four International Equestrian Federation (F.E.I.) disciplines: Jumping, Eventing, Dressage and
    Endurance are part of the championship.

    TECHNICAL RULINGS
    The events will be ruled according to the International Equestrian Federation (F.E.I.) rules and
    regulations (last edition)

    Abs

    Cel Franco

    ResponderExcluir