terça-feira, 23 de novembro de 2010

A importância do ferrageamento em cavalos de CCE


Texto de Luiz Gustavo Tenório;

     O ferrageamento em cavalos de performance é sempre um fator de máxima importância, pois esses atletas são submetidos a situações extrema de desgaste, e a preservação e o entendimento do funcionamento das estruturas de amortecimento e locomoção são fundamentais.
     Em se tratando dos atletas de CCE os problemas e riscos aumentam bastante, pois esses animais tem uma modalidade, o Cross Country, que possui características muito individuais, pois é executada em diferentes condições de terreno, com muitas irregularidades e variadas consistências. Isso exige o máximo funcionamento do seu sistema locomotor e o ferrageamento tem uma enorme influência sobre isso.
     O profissional ferrador quando for efetuar o seu serviço deve ter os seus conhecimentos  sobre anatomia e fisiologia do sistema locomotor bem como da biomecânica da locomoção muito bem afiados, para proporcionar o máximo de conforto e aproveitamento da qualidade individual de cada atleta.
     Existem vários produtos que atuam no auxílio do amortecimento do impacto gerado durante o movimento do animal, como palmilhas de poliuretano e silicones, mas de nada adianta se os cascos não tiverem sidos avaliados e aparados corretamente, buscando sempre o equilíbrio individual de cada animal. Não existe um número de ângulo geral, cada animal tem o seu! Um vez que os cascos estejam corretamente aparados e equilibrados todo o sistema de locomoção e absorção tem a máxima condição de exercer suas funções.
     Alguns aspectos tem influência direta na qualidade dos cascos dos cavalos além do ferrageamento correto:
     A cama utilizada - a melhor de todas, serragem branca -  deve ser farta e sempre limpa boa alimentação. O intervalo de ferrageamento de no mínimo 35 a 40 dias falando da maior parte do Brasil, porém nas regiões centrais este intervalo deve ser muito maior, podendo, no período de seca, ser de 50 a 60 dias, sem prejuízo no seu equilíbrio.
     Um equipamento muito utilizado no CCE são os rampões móveis, que são parafusos específicos de diversos tamanhos e espessuras rosqueados nas ferraduras com o objetivo de garantir maior tração ao animal. Muito cuidado com o uso deste material, pois eles pode aumentar o risco de lesões como entorses e fraturas nas articulações dos boletos e regiões das quartelas principalmente quando postos, erradamente, na porção mais distal da ferradura, bem no final dela.
     Os rampões devem ser fixados na parte mais larga dos cascos ou seja no final do friso das ferraduras. A tração não é dada em apenas 03 pontos, como acontece quando usamos os rampões já que o contato da ferradura fica restrito apenas a região das pinças e aos rampões, aumentando inclusive o ângulo dos cascos e alterando com isso o alinhamento dos ossos digitais. Quando se quer tração significa mais contato com o piso e quanto mais plano for esse contato menos interferência vamos ter no funcionamento do sistema locomotor. Para isso existem cravos feitos com material específico que garantem maior tração sem comprometer o funcionamento.

Exemplo de ferrageamento utilizando cravos especiais, em cavalos de Enduro:





Liuz Gustavo Tenório é Médico Veterinário (CRMV-RJ/5156) e Ferrador, ministra cursos de ferrageamento pelo Brasil
Contato:
(21) 78428998 - ID Nextel 24*6493
(21) 92638799
email: luizgustavotenorio@gmail.com


O que você achou deste texto?
Deixe seu comentário!


Um comentário:

  1. Mto boa essa matéria. O ferrageamento eh com certeza mto importante p o CCE e p outras modalidades tb.
    Parabéns pelo blog!
    Bjs Grazi

    ResponderExcluir