sábado, 27 de novembro de 2010

O Conselho Internacional do Esporte Militar - CISM



     O Conselho Internacional do Esporte Militar – CISM (da sigla em francês para Conseil International du Sport Militaire) foi fundado em 18 de fevereiro de 1948, logo após o término da Segunda Guerra Mundial, por cinco países: Bélgica, Dinamarca, França, Luxemburgo e Holanda. Surgiu dentro de um espírito pacifista e de integração das nações após os conflitos que tumultuaram a Europa na primeira metade do Século XX.
  
     Atualmente, o CISM integra 133 países de todos os continentes e reúne mais de 1 milhão de atletas militares ao redor do mundo. É uma das maiores organizações multidisciplinares no mundo, a terceira entidade depois da Federação Internacional de Futebol (FIFA) e do Comitê Olímpico Internacional (COI).

     O objetivo maior do CISM é contribuir para Paz Mundial através da união das Forças Armadas por meio do Esporte. Soldados que já podem ter se encontrado nos Campos de Batalha, agora podem se reunir em amizade na prática de esportes. Este ideais e filosofia foram estabelecidos em 1998, quando da assinatura do Estatuto do CISM, onde todos os 133 países membros assinaram e aceitaram o lema do Conselho:

"Friendship through Sport"
"A Amizade através do Esporte"

     O CISM atua durante 300 dias no ano sobre os pilares do desporto e da solidariedade, não podendo mais ser ignorado pela comunidade esportiva internacional, desempenhando importante papel no treinamento de atletas de alta performance.

     Pioneiro no que chama de "solidariedade esportiva" o CISM atua em projetos conjuntos com os principais Órgãos Internacionais, como Comitê Olímpico Internacional (COI), Organização das Nações Unidas (ONU) e Comunidade Européia (CE), desenvolvendo estreita colaboração com as Federações Nacionais e Internacionais e com todas as autoridades esportivas internacionais. No Brasil a ligação com o CISM é responsabilidade da Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB), entidade do Ministério da Defesa, com sede em Brasília - DF.

     Os Campeonatos Mundiais 

     O CISM organiza, anualmente, mais de 20 Campeonatos Mundiais em mais de 25 modalidades, do golfe ao paraquedismo, da Equitação ao Pentatlo Aeronáutico passando pelos esportes de inverno os países membros podem enviar suas delegações ou atletas para os eventos organizados pela entidade.

     Em 1995, Roma foi sede dos primeiros JOGOS MUNDIAIS MILITARES. Onde 93 países, concorreram em 17 modalidades para comemorar os cinquentenário do Conselho.


     Após 95, de quatro em quatro anos, o CISM passou a organizar os Jogos Mundiais, sendo suas sedes posteriores:
     - ZAGREB, na República Croata, em 99. (7000 mil atletas, 82 países);



     - CATÂNIA, Itália, em 2003. (83 países, 18 modalidades);


     - HYDERABAD, Índia, 2007. (101 países)



     Em 2007, durante o simpósio em Burkina Faso, país da África Ocidental, o Brasil foi escolhido como sede dos 5º JOGOS MUNDIAIS MILITARES.



     E em 2010, no Vale de Aosta, na Itália, foram realizados os 1º JOGOS MUNDIAIS MILITARES DE INVERNO.



     O atual presidente do CISM é o Coronel Hamad Kalkaba Malboum (Camarões) e a Secretaria Geral está localizada em Bruxelas sob a gestão do Coronel Alexandre Morisod (Suíça).

Coronel Hamad Kalkaba Malboum (Camarões) - Presidente do CISM


E na Equitação?!?!?

Os esportes no CISM, são gerenciados por Comitês, entre eles existe o Comitê de Equitação, composto por um presidente, um secretário e quatro membros.

Pictograma da Equitação do CISM

     O presidente do Comitê de Equitação do CISM é o Tenente Coronel Giulio Serafini (Itália), do CENTRO MILITARE DE EQUITAZIONE em Roma .

Tenente Coronel Giulio Serafini - Presidente do Comitê de Equitação do CISM

      O Secretário é o Major Giacomo della Chiesa (Itália)

      E os membros são, atualmente:

     - Tenente Coronel Thierry de Delavaud (França)
     - Cdt Khalid Chahti (Marrocos)
     - Major Ataíde Barcelos Pereira (Brasil) e;
     - Sr Saeed Humad Al Tayer (Emirados Árabes Unidos)
    

    O Major Ataíde é Ex Comandante da Escola de Equitação do Exército e um nome bastante cotado para Delegado Técnico ou Course Designer da Prova de Concurso Completo do Mundial de 2011. No Pan de 2007, foi auxiliar do Delegado Técnico do CCE e possui vasta experiência na armação e organização de concursos Nacionais e Internacionais tendo sido, inclusive, comentarista da Sport TV nas Olimpíadas de Pequim. 



     Maiores informações em:


Abraços a todos;

Alex Titan

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário