sábado, 13 de novembro de 2010

Literatura Especializada: Equitação e o Condicionamento Físico

     Excelente dica fornecida pelo Capitão André Porto, ex instrutor da Escola de Equitação do Exército, vale a pena conferir!

     O enorme avanço das técnicas de treinamento equestre - que aprimora cada vez mais a performance dos animais - não foi acompanhada de um desenvolvimento do preparo físico dos cavaleiros. Na atualidade o ginete comanda seu animal usando de todo seu corpo seja a posição da cabeça, das mãos, dos braços, das pernas, do assento, dos pés, etc. todos estes comandos são necessariamente fruto de um treinamento que permita uma perfeita coordenação muscular que além de proteger a musculatura do ginete consiga transmitir ao cavalo, com maestria e sutileza, as ordens emanadas do seu condutor. Este livro destina-se àqueles praticantes e amantes dos esportes equestres, que desejem aperfeiçoar seu condicionaento físico, com vistas ao sucesso competitivo. Queremos mostrar e ensinar a todos como alcançar um preparo físico ideal para este esporte.



     Este é o primeiro livro de uma série, que abordará as principais técnicas de condicionamento físico para o cavaleiro nas diversas modalidades equestres, preenchendo assim a enorme lacuna existente no preparo dos conjuntos hípicos, seja para amadores, seja para profissionais.

     Leandro Laudeslau Ribeiro, nascido em São Paulo, é bacharel e licenciado em Educação Física pela UNISA, pós-graduado em Personal Training pela UniFMU, especializado em ginástica funcional e terapia corporal holística. Trabalhou desde a época da faculdade, junto aos grandes nomes do hipismo, observando e identificando os pontos essenciais do preparo físico necessário às diversas modalidades equestres. Desenvolveu, a partir de sua vivência junto aos cavaleiros, técnicas especiais para treinamento corporal e correções de vícios posturais, proporcionando um aprimoramento atlético na prática do esporte. Hoje em seu próprio estúdio, continua desenvolvendo novas técnicas no sentido de melhorar cada vez mais o desembaraço do cavaleiro sobre o cavalo, visando atingir uma performance de excelência. Procurando sempre difundir estes conhecimentos essenciais ao cavaleiro, faz palestras e implanta programas de treinamento especializado, em hípicas e centros equestres por todo país.
Ilustrações em preto e branco
Editora: Equestri


     E você?! Possui alguma dica?! Gostaria de ver algum texto publicado?! Quer sugerir algo?!
    
     Não se acanhe!!! Deixe seu comentário! Ou envie sua sugestão para o email:


Uma excelente semana a todos!
Alex Titan


Nenhum comentário:

Postar um comentário